Liberalismo Teológico
por
Neuraci de Souza Aguiar e Loyde
Liberalismo:
É um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual nos
campos econômico, politico, religioso e intelectual. Muitas pessoas
conservadora definem o liberal como alguém
que tem a mente mais aberta que elas. No contexto do Cristianismo: o
liberalismo foi construído sobre o compromisso com conjunto básico de
preposições teológicas e religiosas que, desdobradas deram origem a uma nova
forma de religião a qual reteve a terminologia ortodoxa, mas redefiniu
radicalmente os termos.
Aspectos principais: O liberalismo
embora costume ser retratado como uma ameaça deliberada ao cristianismo
historio ortodoxo, na verdade foi uma tentativa de resgatar alguma coisa das
cinzas do cristianismo, consumido pelo fogo iluminista. Foi um movimento que veio de dentro da igreja
protestante, caracterizado pelo esforço em manter a essência do cristianismo.
Berço
do liberalismo: Foi no iluminismo ( também chamado Idade da Razão, um
movimento intelectual), que elevou a razão humana a um status quase divino e conferiu
a ela uma capacidade de discernimento da verdade, de qualquer tipo, sem o recurso da revelação divina ,
sobrenatural. Na época acreditava-se que era possível encontrar o caminho para
Deus pelo processo de raciocínio.
Fruto do
iluminismo:
ñ O início
da história cientifica
ñ O
requisito de que qualquer verdade deve ser justificada diante do juízo da razão
ñ A
necessidade da liberdade para o progresso e o bem-estar humano, etc
Características:
No inicio do século XX Warfield observou que o liberalismo era
racionalista, mas não um racionalismo que fosse resultado direto da descrença.
O liberalismo surgiu de homens que desejavam sustentar as convicções cristãs
contra o ataque dominante da descrença.
Neologianos
(ou inovadores) – grupo de estudiosos, eles iniciaram o trabalho da crítica
bíblica, atacaram as doutrinas protestante tradicionais e algumas doutrinas
luteranas em particular, o sobrenaturalismo do cristianismo histórico em geral
e doutrinas como a Trindade, a divindade de cristo, a expiação, o nascimento
virginal, a ressurreição, a cristologia de calcedônia e a existência de
Satanás.
Na mesma
época surge os Deísmo – afirmava que Deus, embora fosse o Criador, havia criado
o Universo como uma espécie de relógio que funcionava por lei natural.
Religiões
Comparadas – desenvolvimento no contexto do liberalismo, nascimento do estudo
científico: as religiões comparadas. Todas as religiões passaram a ser vistas,
em sua forma mais básica, como detentoras de uma verdade (Deus) e de uma ética
comum de amor ao próximo.
As
proposições teológicas mais importantes do liberalismo:
ñ A
paternidade universal do Deus imanente (Deus da evolução, infinitamente mais
grandioso que o operador de milagres ocasional);
ñ A
fraternidade universal do homem e o valor infinito da alma humana individual (o
ser humano não era mais visto como radicalmente pecaminoso e necessitado de
redenção);
ñ Jesus
Cristo, o exemplo supremo (Ele demonstrou em sua vida o exemplo perfeito
daquilo que todos nós podemos nos tornar);
ñ A
autoridade religiosa, a salvação e o Reino ( Autoridade – o liberalismo
tornou a autoridade totalmente subjetiva, baseada na experiência espiritual do
indivíduo. Salvação- Ao seguir seus ensinamentos e seu exemplo de vida,
o ser humano entra em comunhão com ele. O Reino- é também manifestado na
sociedade, pelo estabelecimento da justiça e da retidão na esfera política , e
finalmente será estabelecido à medida que Deus trabalha por meio de pessoas no
processo histórico).
Liberalismo na América do Norte:
Evangelho
social – foi uma tentativa do protestantismo liberal de aplicar princípios
bíblicos a problemas associados com a urbanização emergente. Tem por objetivo
trazer os homens ao arrependimento de seus pecados coletivos e criar uma
consciência mais sensível e moderna.
Modernismo
– abraçou o iluminismo e uma visão otimista da História, baseada na imanência
radical de Deus: o Espírito Santo operando no interior da natureza e da cultura
e aperfeiçoando ambos. Ressaltava a razão humana autônoma, concentrando-se na
liberdade e autodeterminação da humanidade.
Enquanto o liberalismo mais antigo era uma espécie de
movimento de salvação, tentando resgatar a essência do cristianismo das cinzas
do Iluminismo, o modernismo representa uma ameaça ao protestantismo
evangélico. Nas primeiras décadas do
século XX, norte-americana sofria com a controvérsia
fundamentalista-modernista, os grupos
afetados foram, progressivamente, os congregacionalistas, os episcopais, os
presbiterianos do Norte dos Estados Unidos, os metodistas e a associações de
igrejas batistas, muitos desses grupos havia sido tomados pelos liberais. Os
defensores do cristianismo histórico viram-se diante da maré crescente de uma
nova teologia, que rejeitava o status normativo da bíblia e até mesmo de Jesus
Cristo.
REFERÊNCIA:
SAWYER, M. James. Uma introdução à teologia: das questões
preliminares, da vocação. São Paulo: Vida, 2009.
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