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17 de maio de 2012

O LIBERALISMO TEOLÓGICO



                                                          
Liberalismo Teológico
por Neuraci de Souza Aguiar e Loyde

            Liberalismo: É um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual nos campos econômico, politico, religioso e intelectual. Muitas pessoas conservadora definem o liberal como alguém  que tem a mente mais aberta que elas. No contexto do Cristianismo: o liberalismo foi construído sobre o compromisso com conjunto básico de preposições teológicas e religiosas que, desdobradas deram origem a uma nova forma de religião a qual reteve a terminologia ortodoxa, mas redefiniu radicalmente os termos.
             Aspectos principais: O liberalismo embora costume ser retratado como uma ameaça deliberada ao cristianismo historio ortodoxo, na verdade foi uma tentativa de resgatar alguma coisa das cinzas do cristianismo, consumido pelo fogo iluminista.  Foi um movimento que veio de dentro da igreja protestante, caracterizado pelo esforço em manter a essência do cristianismo.
            Berço do liberalismo: Foi no iluminismo ( também chamado Idade da Razão, um movimento intelectual), que elevou a razão humana a um status quase divino e conferiu a ela uma capacidade de discernimento da verdade, de qualquer tipo,  sem o recurso da revelação divina , sobrenatural. Na época acreditava-se que era possível encontrar o caminho para Deus pelo processo de raciocínio.
            Fruto do iluminismo:
ñ O início da história cientifica
ñ O requisito de que qualquer verdade deve ser justificada diante do juízo da razão
ñ A necessidade da liberdade para o progresso e o bem-estar humano, etc
           
            Características:
No inicio do século XX Warfield observou que o liberalismo era racionalista, mas não um racionalismo que fosse resultado direto da descrença. O liberalismo surgiu de homens que desejavam sustentar as convicções cristãs contra o ataque dominante da descrença.
                        Neologianos (ou inovadores) – grupo de estudiosos, eles iniciaram o trabalho da crítica bíblica, atacaram as doutrinas protestante tradicionais e algumas doutrinas luteranas em particular, o sobrenaturalismo do cristianismo histórico em geral e doutrinas como a Trindade, a divindade de cristo, a expiação, o nascimento virginal, a ressurreição, a cristologia de calcedônia e a existência de Satanás.
            Na mesma época surge os Deísmo – afirmava que Deus, embora fosse o Criador, havia criado o Universo como uma espécie de relógio que funcionava por lei natural.
            Religiões Comparadas – desenvolvimento no contexto do liberalismo, nascimento do estudo científico: as religiões comparadas. Todas as religiões passaram a ser vistas, em sua forma mais básica, como detentoras de uma verdade (Deus) e de uma ética comum de amor ao próximo.
            As proposições teológicas mais importantes do liberalismo:
ñ A paternidade universal do Deus imanente (Deus da evolução, infinitamente mais grandioso que o operador de milagres ocasional);
ñ A fraternidade universal do homem e o valor infinito da alma humana individual (o ser humano não era mais visto como radicalmente pecaminoso e necessitado de redenção);
ñ Jesus Cristo, o exemplo supremo (Ele demonstrou em sua vida o exemplo perfeito daquilo que todos nós podemos nos tornar);
ñ A autoridade religiosa, a salvação e o Reino ( Autoridade – o liberalismo tornou a autoridade totalmente subjetiva, baseada na experiência espiritual do indivíduo. Salvação- Ao seguir seus ensinamentos e seu exemplo de vida, o ser humano entra em comunhão com ele. O Reino- é também manifestado na sociedade, pelo estabelecimento da justiça e da retidão na esfera política , e finalmente será estabelecido à medida que Deus trabalha por meio de pessoas no processo histórico).
Liberalismo na América do Norte:
            Evangelho social – foi uma tentativa do protestantismo liberal de aplicar princípios bíblicos a problemas associados com a urbanização emergente. Tem por objetivo trazer os homens ao arrependimento de seus pecados coletivos e criar uma consciência mais sensível e moderna.
            Modernismo – abraçou o iluminismo e uma visão otimista da História, baseada na imanência radical de Deus: o Espírito Santo operando no interior da natureza e da cultura e aperfeiçoando ambos. Ressaltava a razão humana autônoma, concentrando-se na liberdade e autodeterminação da humanidade.
Enquanto o liberalismo mais antigo era uma espécie de movimento de salvação, tentando resgatar a essência do cristianismo das cinzas do Iluminismo, o modernismo representa uma ameaça ao protestantismo evangélico.  Nas primeiras décadas do século XX, norte-americana sofria com a controvérsia fundamentalista-modernista, os  grupos afetados foram, progressivamente, os congregacionalistas, os episcopais, os presbiterianos do Norte dos Estados Unidos, os metodistas e a associações de igrejas batistas, muitos desses grupos havia sido tomados pelos liberais. Os defensores do cristianismo histórico viram-se diante da maré crescente de uma nova teologia, que rejeitava o status normativo da bíblia e até mesmo de Jesus Cristo.

REFERÊNCIA:
SAWYER, M. James. Uma introdução à teologia: das questões preliminares, da vocação. São Paulo: Vida, 2009.

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