Fonte: Blog Educação Adventista
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A
Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985), pressupõe que
processos psicológicos independentes são empregados quando o indivíduo lida com
símbolos diferentes (lingüisticos, numéricos gestuais ou outros).
As
inteligências múltiplas
Segundo
Gardner, há as seguintes competências intelectuais (inteligências): lingüística,
lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal.
Tais inteligências “são relativamente independentes, têm sua origem e limites
genéticos próprios e substratos neuroanatômicos específicos e dispõem de
processos cognitivos próprios” (GAMA, 1998). Isso porque os homens carregam
graus variados de cada uma das inteligências e suas combinações, organizações e
utilizações, entre si, para resolver problemas e criar produtos; elas,
raramente, funcionam isoladamente, ainda que independentes umas das outras em
certo nível.
REFERÊNCIAS:
GAMA, Maria Clara S. Salgado. A Teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para a Educação.
Disponível no site Homem de Mello, em http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html.
Acesso em 15 mai. 2012.
GARDNER,
Howard. Inteligências Múltiplas: a
teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Em busca da relação das inteligências múltiplas com
a prática educacional:
Atenção,
turma do 5º período do curso de Teologia da Faculdade FAIFA! Vocês devem ler o artigo completo da
Dra. Maria Clara S. Salgado Gama, A Teoria das Inteligências Múltiplas, disponível em Homem de
Mello (http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html)
e, com base na relação feita no texto entre essa teoria e a Educação, apontar
um exemplo de prática educacional possível relacionado a cada uma das 7
identificadas por Gardner e postar na forma de comentário, abaixo.
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