O EVANGELHO DE MATEUS
por Jackelline Siqueira Machado e Mariuza
Fco. Cardoso Ferreira, alunos de
Temas Teológicos no Novo Testamento
Autoria: alguns dizem não ter sido Mateus o autor
deste Evangelho, mas tradições da Igreja apontam para a autoria dele, devido a
organização dos escritos. Foi o único a mencionar que Jesus pagou imposto, o
que condiz com sua profissão como cobrador de impostos.
Data: partindo do pressuposto que Mateus se
valeu dos registros de Marcos, que datam de 45 a 60 d. C., então o escrito de
Mateus pertence ao mesmo período ou um pouco posterior. A maioria dos
historiadores acatam como a data provável o período de 80 a 90 d. C.
Público-alvo: o texto e a forma como foi escrito o
livro dá a entender que esse texto foi escrito para servir de manual
catequético para recém-convertidos ou para ser lido na liturgia da igreja
primitiva. O conteúdo dá mais ênfase ao fortalecimento dos judeus cristãos que
sofriam perseguições o que justifica as visíveis características judaicas.
Características: o livro, nos primeiros capítulos,
apresenta os magos, que mesmo sendo gentios adoram a Jesus recém-nascido. No
capítulo 8.11s, Jesus diz que muitos virão do oriente e do ocidente para tomar
lugar com os patriarcas, no Reino dos céus apontando para uma característica
universal do texto de Mateus; o autor mostra que Jesus é o Messias ao
relacioná-lo às promessas do Messias feitas a Abraão e Davi; é o único
Evangelho que utiliza o termo “Igreja”. No sermão da montanha, no texto
registrado, apresenta o Reino de Deus e como seria viver neste reino! Ainda,
segundo Mateus, o Reino de Deus ou Reino dos céus fornece a estrutura para a
comunidade cristã, ressaltando que as pessoas devem ser como crianças (18.1-3),
humildes (18.4), não dadas a escândalos (18.6-7), autodisciplinadas (18.8-9);
tais pessoas precisam de restauração eclesiástica e oração (18.10-20). O
discípulo injustiçado deve perdoar inúmeras vezes o ofensor (18.21-35).
Resumo: a ênfase que Mateus faz sobre Jesus como
cumprimento da profecia estimula a expectativa e esperança messiânica.
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