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23 de abril de 2012

O EVANGELHO DE MARCOS


O EVANGELHO DE MARCOS
                                                                                       por Valdir Afonso de Paulo e Gilmar Pereira Borges,                                                                                        alunos    de   Temas Teológicos no Novo Testamento.

Autoria: a primeira prova de que Marcos é o autor se encontra no próprio Evangelho. A segunda prova vem de um dos pais da Igreja (séc. II) chamado Papias, que passou adiante uma tradição que indicava que Marcos teria adotado cuidadosamente os relatos a respeito da vida e dos ensinos de Jesus.

Vida e ensinos de Jesus: Marcos não andou com Jesus, mas escreveu tudo que Pedro lembrou e contou-lhe. Isso porque não tinha nem ouvido nem seguido o Senhor.

Data: a data da escrita do Evangelho de Marcos pode ser localizada entre 45 d. C. e 65 d. C.

Propósito: segundo os posicionamentos correntes de interpretação, Marcos teria escrito:
1º – para suprir a falta de uma autoproclamação messiânica por parte de Jesus.
2º – para suavizar, diante das autoridades romanas, o caráter ofensivo de um ministério messiânico aberto.
3º - para encorajar os cristãos perseguidos.

Público-alvo: provavelmente Marcos escreveu para os cristãos romanos porque  faz menção a Rufo (15.21) que, segundo Romanos 16.31, vivia em Roman.

Estrutura: não há, segundo teólogos, uma harmonia entre esboços de Marcos pelos quais Marcos contra as histórias de Jesus. A organização dos assuntos é identificada como solta. Exs.: ministério de João Batista e caráter carismático do ministério de Jesus; caráter de transição que teve sua trajetória rumo a Jerusalém e caráter inevitável de sua morte e ressurreição em Jerusalém.

Conteúdo do Evangelho:
Inicialmente,
1)    João Batista apresenta Jesus no cenário público e identifica-o como o Filho de Deus e Cristo;
2)    Marcos registra o batismo de Jesus no Rio Jordão e a descida do Espírito Santo;
3)    Marcos registra, também, a tentação de Jesus no deserto evidenciando a ajuda do Espírito Santo;
4)    Marcos exibe uma série de histórias que antenticam a autoridade de Jesus. Ex.: ele perdoa pecadores (cf. 2.1-12).

Em seguida,
5)    Jesus escolhe doze homens através dos quais multiplicará seu ministério. São os Doze Apóstolos conhecido por Colégio apostólico;
6)    Jesus, também como parte de seu ministério, conta as famosas parábolas que, basicamente, significam comparação. Ele ensina simples e contextualmente para seus discípulos e a multidão; ensina, inclusive, para obscurecer a verdade como juízo para os de fora;
7)    Esses homens são enviados de dois em dois, conforme os costumes mosaicos, para que sua palavra seja confirmada; seu objetivo é pregar o Reino de Deus.
Enfim,
8)    Registra a confissão de Pedro e a ressurreição do Senhor.

Em resumo, a narrativa começa quando João Batista apresenta a Jesus ao público, prossegue para as suas atividades na Galileia e atinge o ápice numa seção longa dedicada aos fatos da semana final, em Jerusalém.

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