Osvaldo Luiz Ribeiro[1]
Há uma relação muito íntima entre verdade e pesquisa em teologia. Se falamos de verdade como de fatos estabelecidos pela compreensão humana do mundo e da vida; se falamos de pesquisa como dos meios através dos quais o homem alcança a sua compreensão acerca do mundo e da vida e, finalmente, se falamos de teologia como de certa compreensão que tem o homem do mundo e da vida, não precisaremos falar muito mais do que já o dissemos. A não ser que, no que nos diz respeito, falamos de verdade e pesquisa em teologia acadêmica. Há, decerto, outras esferas estruturais em que se pode falar de verdade e de teologia, mas elegemos a esfera estrutural acadêmica. É nosso chão de todos os dias.
Pois bem, já que nosso escopo é a teologia acadêmica, devemos assinalar que falamos, conseqüentemente, de verdades religiosas. E o que primeiramente queremos dizer acerca das verdades religiosas é que tais verdades consistem, antes de qualquer coisa, no produto de uma hermenêutica, ou, simplificando os termos, no resultado de uma compreensão interpretativa dos fenômenos religiosos. Mesmo aquelas verdades religiosas aparentemente mais fundamentais e consideradas absolutas por certo número de pessoas, mesmo essas e todas as demais verdades religiosas caracterizam-se por consistirem em produtos da elaboração humana.
As verdades religiosas chegam até nós através de discursos teológicos. Podemos falar dos discursos teológicos como de discursos sobre Deus, discursos sobre o sagrado, discursos religiosos, mas estaremos, sempre, falando, academicamente, da mesma coisa: de discursos que apresentam verdades religiosas relativas, provisórias e condicionadas. De modo que, aquelas verdades que, para uns, representam verdades absolutas, para outros, principalmente para os acadêmicos, representam formulações hermenêuticas muito especiais, caracterizadas pela relatividade, pela provisoriedade e pela condicionalidade.
[1] Possui graduação em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil/Faculdade Batista do Rio de Janeiro (1992), com validação pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2007) -, mestrado em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2002) - e doutorado em Teologia Bíblica - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2008). Tem experiência na área de docência teológica, com ênfase em Introdução, Exegese e Teologia do Antigo Testamento, Teologia e Metodologia Teológica, Hermenêutica, Epistemologia, Fenomenologia da Religião e Metodologia da Pesquisa. Concentra suas pesquisas em torno dos temas: a) história sócio-comparada de Judá nos séculos VI e V a.C, b) funcionalidade histórico-social das narrativas de criação e dilúvio da Bíblia Hebraica, e c) consciência, hermenêutica e pragmática. É signatário da Carta da Transdisciplinaridade. Possui página de trabalho: www.ouviroevento.pro.br. Possui blog: www.peroratio.blogspot.com.
TAREFA: 1) Leia o artigo completo no site Ouvir o vento em http://ouviroevento.pro.br/teologicofilosoficos/verdade_e_pesquisa.htm; 2) identifique a tese do autor e 3) posicione-se teologicamente postando sua resposta em comentário.
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