Willians Moreira Damasceno[1]
Teólogos e exegetas em geral consideram que a teologia é uma ciência. Claro está que não é ciência no sentido das ciências naturais ou tecnológicas. Mas é ciência no sentido de ter um procedimento definido, sistemático, objetivo. Por isto, o procedimento da teologia é positivo; jamais intensiona normatizar coisa alguma. Teólogos e exegetas buscam antes a revelação que é, e não a que desejam que seja. Como bem coloca Erickson, “a teologia precisa comportar alguns dos critérios tradicionais do conhecimento científico” (ERICKSON, 1997, p. 18). São critérios como um objeto definido, um método, objetividade e coerência entre as proposições do objeto em questão que tornam a teologia uma ciência.
Leia o artigo completo no blog Teologia, Filosofia e Literatura em: http://teo-filo-lit-wm.blogspot.com/2011/05/teologia-exegese-e-metodos.html.
[1] Willians Moreira Damasceno é professor de teologia, filosofia, grego e hebraico. Além disso, está trabalhando na tradução da obra filosófica Hipotiposis Pirrônicas, do grego para português, obra da antiguidade, fundamental para conhecimento do ceticismo, escrita pelo médico Sexto Empírico.
O DR. ADAUTO LOUREÇO, NA 3º EDIÇAO COFERÊNCIA FIEL PARA JOVENS EM 2005 DIZ A CIÊNCIA DEVIDAMENTE ESATABELECIDA E A BIBLIA CORRETAMENTE INTERPRETADA NUMCA ESTARÃO EM CONTRADIÇÃO;É INTERESSANTE SABERMOS QUE REALMENTE SEMPRE O CONHECIMENTO HUMANO COM TODOS SEUS RECURSOS TEM A ULTIMA PALAVRA;POIS DEUS E ALÉM DO CONHECIEMNTO HUMANO A CIÊNCIA NA VERDADE É UMA TENTETIVA DE EXPLICAÇÕES POR FATOS NÃO CONHECIDOS EM SUA EXISTÊNCIA;A FÉ AJUDA A CIÊNCIA ALGO QUE NÃO PODE EXPLICADO A FÉ FORNECE O PARÂMETRO DE MORALIDADE FAZ A CIÊNCIA MAIS HUMANA,MENOS ONIPOTENTE É MAIS CUIDADOSA. GRACIELE ROSA DE MELO SILVA 1º PERIODO TEOLOGIA
ResponderExcluir