Sala de aula da Lázara
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Vamos publicar na
Sala de aula da Lázara
alguns artigos, direcionamentos, mensagens, discussões etc., meus e seus.
6 de agosto de 2012
SPBC - O PASSO A PASSO DA EXEGESE BÍBLICA
PASSOS INICIAIS PARA A EXEGESE EM TODOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS BÍBLICOS
1) Estude o contexto histórico em geral
1.1) Leia todo o livro de uma só vez
1.1.1) Destinatários
1.1.2) Propósito
1.1.3) Ênfases especiais ou quest
ões emergentes
1.1
.4) Esboço anotado de todo o livro
1.2) Verifique suas observações por meio da comparação com a literatura secundária
1.2.1)
Informações esquecidas
1.2.2) Refazer
leitura
2) Confirme os limites da passagem
2.1) Compare a paragrafação nas duas principais edições críticas do NT grego NA e UBS4 com duas ou mais traduções modernas comoARA, NVI etc.
3) Domine completamente o parágrafo ou perícope em estudo
3.1) Faça uma tradução provisória
3.2) Faça uma lista provisória de dificuldades exegéticas
3.3) Leia todo o prágrafo em várias traduções
3.3.1) 7 traduções (ARC, ARA, NVI, ALMEIDA 21, BJ, NTLH, JUDAICO, TEB)
3
.3.2)
C
oloração nas diferenças entre as traduções
3.3.3) Diferenças exegeticamente importantes
3.3.4) Identidade das diferenças: CT, Gramática, Lexicografia
4) Analise a estrutura das frases e as relações sintáticas
4.1) Fluxograma das frases
4.2) Diagrama das frases
5) Estabeleça o texto
5.1) Identificação
5.2) Documentação
5.3)
Opção.
6) Analise a gramática
6.1) Dúvidas sobre a gramática
6.2) Leitura diferente de frase ou oração
6.3) Ambiguidades genuinas decorrentes de impossibilidade de interpretação precisa
6.4) Possíveis opções
7) Analise as palavras significativas
7.1) Etimologia
7.2) Diacronia
7.3) Sincronia
8) Pesquise o pano de fundo histórico-cultural
8
.1) Significado de pessoas, lugares, eventos etc. mencionados na passag
em
8.2) Ambiente sociocultural do autor e de seus leitores
8.3) Costumes e práticas do autor ou orador e de seus leitores ou ouvintes
8.4) Cosmovisão do autor e de seus leitores
8.5) Intertextualidade.
9) Investigue as questões históricas
10) Determine o contexto literário
11) Considere os contextos bíblicos e teológicos mais amplos
11.1)
Funcionamento dogmático da passagem (ensinando ou transmitindo uma mensagem) na seção, no livro, na divisão, Testamento, Bíblia?
11.
1.1
) Comparação com outras passagens que tratam dos mesmos tipos de questões
11.
1.2
) Outros elementos das Escritura
s que ajudam a torná-la compreensível
11.2) Funcio
namento teológico com respeito a todo o corpus de revelação que compreende a teologia (dogmática) cristã
11.2.1) Relação com que doutrina ou passagem
11.2.2) Problemas, bênçãos
, preocupações, segedos etc. sobre os quais a passagem tem algo a dizer
11.3) Conteúdo d
a passagem que promove soluções doutrinárias, conflitos etc.
12) Consulte a literatura secundária
12.1) Investigação do que outros disseram sobre a passagem
12.2) Comparação e ajustes
12.2.1) Onde o autor está mal-informado
12.2.2) Onde o autor está desinformado
12.2.3) Onde o autor é incoerente
12.2.4) Onde a abordagem do autor é incompleta
12.2.5) Onde o autor interpreta mal o texto devido a pressupostos falhos
12.2.6) Onde o autor faz contribuições valiosas para a disucssão em andamento
12.3) Aplicação das descobertas nos lugares pertinentes
13.4) Quando citar
13.5)
Como usar notas
13) Faça uma tradução final
13.1) Anotações para explicar as escolhas de palavras que poderiam soar surpreendentes ou óbvias
13.2) Traduções possíveis de uma palavra ou frase importante
14) Escreva a monografia.
PASSOS ESPECÍFICOS PARA A EXEGESE DO GÊNERO LITERÁRIO ATOS (DOS APÓSTOLOS)
9) Investigue as questões históricas
10) Determine o contexto literário
Fonte:
FEE, Gordon D. Manual de Exegese Bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2008.
Próximas aulas:
8 paineis
1) A auto-intepretação das Escrituras
2) Princípios da analogia da fé
3) Princípio cristológico
4) Tipologia
5) Princípios de interpretação contextual
6) Interpretação de passagens obscuras
7) Interpretação de gêneros e formas literária
s especiais
8) Referenciais para avaliação da interpretação.
Fonte:
ANGLADA, Paulo Roberto. Princípios gerais. In: ANGLADA, Paulo Roberto. Introdução à hermenêutica reformada. Ananindeua: Knox Publicações, 2006.
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