Nossa sala de aula!

Vamos publicar na Sala de aula da Lázara alguns artigos, direcionamentos, mensagens, discussões etc., meus e seus.

30 de agosto de 2011

II SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA FACULDADE FAIFA (29/08-03/09)

Está em andamento a II Semana de Responsabilidade Social da Faculdade FAIFA, dividida em dois momentos: palestras para a conscientização da comunidade interna e externa da responsabilidade social inerente à defesa da dignidade humana, e o Dia de Responsabilidade Social na Associação Pedra Viva em Abadia de Goiás.

As palestras versam sobre aspectos jurídicos, psicológicos, sociológicos e teológicos das dependências humanas em relação à responsabilidade social, para o que estão palestrando profissionais dessas áreas.

As palestras acontecem, todos os dias, 21:00 a custo de 1kg de alimento não perecível a ser entregue à Associação Pedra Viva, que atua com deficientes físicos.

Os alunos da Faculdade FAIFA, além de darem sua contribuição social, são beneficiados com temas complementares à construção de seu conhecimento teológico e social e com dois itens vitais na sua vida acadêmica: 15 horas extracurriculares e meio ponto nas disciplinas do segundo horário da Faculdade FAIFA.

A comunidade externa é convidada a comparecer ouvindo palestrantes e temas realmente importantes para a conscientização social de instituições civis, militares, eclesiásticas etc., e indivíduos.

25 de agosto de 2011

TODAS - SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS BÍBLICAS EM GOIÂNIA



Acontecerá, nestes dias 26 e 27 de agosto, o tradicional Seminário de Ciências Bíblicas, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) 




A iniciativa visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros. 
 
Realizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas. A edição de Goiânia terá cinco painéis, além de espaço para uma sessão de perguntas e respostas. O investimento é de R$ 20 – e R$ 15 individuais para grupos a partir de dez pessoas. Serão conferidos certificados. Mais informações pelo telefone 0800-727-8888. 

GR 2 - OS NUMERAIS

20 de agosto de 2011

TODOS - ESTUDANTES DE TEOLOGIA TAMBÉM PRECISAM CRESCER ESPIRITUALMENTE (AUDIOBOOK)

IGT - QUEM FOI QUE DISSE?






Veja o trailer do filme A Jornada: uma viagem pelo tempo, disponível no no canal Cinema Cristão, em www.youtube.com/watch?v=JrfwVpPmzmk.


TAREFA 1: 1) Ver o filme, 2) relacionar com a questão teológica mais importante no momento: de quem é a última palavra? e 3) postar, a título de comentário, suas observações em um texto de de 500 palavras (média) até 5 de setembro.



GR 2 - NÚMEROS GREGOS ORDINAIS DE 1 (UM) A 100 (CEM).

Esta aula foi postada para que você assimile a leitura dos números gregos. Para fixar melhor, use seu Coinê (SCHALKWIJK, Francisco Leonardo. Coinê. Patrocinio: CEIBEL, 1998, L. 74) ou seu Manual  (STELIO REGA, Lourenço; BERGMAN, Johannes. Noções do Grego Bíblico. São Paulo: Vida Nova, 2008. L. 33).


GR 2 - LEITURA BÍBLICA EM JOÃO 15.1-4.

Este vídeo foi postado pelo prof. Verner Hoelfman e é um exercício de leitura do texto grego do Novo Testamento:



4 de agosto de 2011

GR 2 - NUMERAIS? ARTIGOS? ADVÉRBIOS? NO PAI NOSSO TEM!



GR 2 - SERÁ QUE O CONHECIMENTO DO GREGO COINÊ TEM RESPOSTA PARA ESTA TEOLOOGIA?

MPE - VARIANTES TEXTUAIS DO NOVO TESTAMENTO GREGO

 A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) investe mais uma vez no segmento de obras acadêmicas, com o lançamento da obra Variantes textuais do NT Grego, de Roger L. Omanson. Baseado no texto grego das Sociedades Bíblicas Unidas, 4ª edição, este livro acompanha O Novo Testmaento Grego (SBB, 2009), explicando os cerca de 1400 pontos do texto em que há variantes textuais, listadas no aparato crítico, ao pé da página. Trata-se de uma ampliação, atualização e simplificação do livro Comentário Textual, escrito há mais tempo pelo renomado biblista Bruce Metzger, e que apenas pode ser lido em inglês ou em sua tradução ao espanhol. O autor deste trabalho é Roger Omanson, um dos consultores de tradução das Sociedades Bíblicas Unidas, à qual está ligada a SBB.

Nesta obra, Omanson inseriu também uma série de notas que tratam da segmentação, isto é, lugares em que diferenças da acentuação (paroxítona ou oxítona, por exemplo) ou de pontuação (ponto ou ponto de interrogação, por exemplo) resultam em diferenças de tradução. Um dos méritos de Omanson foi adaptar o comentário de Metzger às necessidades dos tradutores do Novo Testamento, que muitas vezes não são especialistas em crítica textual. O autor procura apresentar um assunto altamente técnico numa linguagem o menos técnica possível.

Por dirigir-se a tradutores, Omanson mostra como as diferenças entre o texto e as variantes se refletem em diferentes traduções no Novo Testamento. O livro foi traduzido ao português e, nesse processo, foram introduzidas referências a traduções para este idioma, como as edições de João Ferreira de Almeida, Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Nova Bíblia de Jerusalém e a tradução da CNBB, entre outras. Para ler e estudar esta obra com real proveito é indispensável ter em mãos O Novo Testamento Grego.

Pastores, que se valem do texto grego para preparar seus sermões e estudos bíblicos, e estudantes de Teologia e da Bíblia, que querem aprofundar seu conhecimento dos originais bíblicos, têm nesta obra um material auxiliar para seus estudos.

Veja entrevista com Dr. Vilson Sholz (consultor de tradução da SBB) sobre a obra Variantes textuais do Novo Testamento Grego link: http://www.sbb.org.br/multimidia/default.asp?id=19.